Você pode estar com coronavírus e não sabe!
Sintomas do coronavírus: febre, tosse e dificuldade de respirar são os mais citados; entenda
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os sintomas mais comuns do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador do Covid-19, são: febre, tosse e dificuldade de respirar. De acordo com a entidade, alguns pacientes podem ter dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia.
Leva cinco dias para começar a mostrar os sintomas, mas algumas pessoas os apresentam muito mais tarde e, infelizmente, contaminando mais pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o período de incubação dura até 14 dias. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.
O coronavírus infecta os pulmões. Os dois principais sintomas são febre ou tosse seca, que às vezes pode levar a problemas respiratórios.
FEBRE - DIFICULDADE RESPIRATÓRIA - TOSSE
FEBRE
FEBRE
A temperatura interna normal do corpo fica entre 36,5 °C e 37,5 °C, você está com febre se a temperatura estiver acima de 37,8 ° C. Isso pode fazer você se sentir quente, frio ou tremendo.
a febre é a elevação da temperatura do corpo – normalmente, ela fica acima de 37,8º. Mas há outros fatores que também determinam o estado febril, no momento da avaliação da temperatura de uma pessoa, os seguintes fatores devem ser observados e considerados:
a febre é a elevação da temperatura do corpo – normalmente, ela fica acima de 37,8º. Mas há outros fatores que também determinam o estado febril, no momento da avaliação da temperatura de uma pessoa, os seguintes fatores devem ser observados e considerados:
- a temperatura interna normal do corpo fica entre 36,5 °C e 37,5 °C;
- a temperatura pode mudar, dependendo destes fatores – a parte do corpo em que a medição é feita; o tipo de instrumento usado para a medição; momento do dia em que a temperatura é aferida; e ambiente em que a pessoa se encontra (mais quente, mais frio, mais seco ou mais úmido).
- idade, sexo, realização de atividades físicas e ovulação podem influenciar na temperatura corporal.
DIFICULDADE RESPIRATÓRIA
Mauro Gomes, pneumologista do Hospital Samaritano, em São Paulo, explica que os sintomas da falta de ar causada pelo coronavírus podem ser chiado no peito e estar muito ofegante. "Normalmente, a pessoa respira, em média, 16 vezes por minuto. Se a pessoa respirar mais que 24 vezes por minuto, é um sinal de risco", diz. Outro sinal característico e que indica gravidade são as pontas dos dedos e a boca roxos. "Isso pode ser um sinal grave, por isso o ideal é não perder tempo nessa hora.
TOSSE
A tosse é uma tosse recente e contínua. Isso significa tossir muito por mais de uma hora ou ter três ou mais episódios de tosse em 24 horas. Se você costuma tossir, pode ser pior que o normal.
Outros sintomas a serem observados:
Arrepios, Agitação repetida com calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato.
Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus |
O que devo fazer se tiver sintomas leves?
A maioria das pessoas com coronavírus se recuperará após repouso e alívio da dor. Pacientes com sintomas leves devem se auto-isolar em casa por pelo menos sete dias.
As pessoas são aconselhadas a não ir para postos ou hospitais para relatar seus sintomas ainda leves, a indicação é que procure ajuda quando estiver sentindo falta de ar. Isso evita aglomeração e contaminações em massa, até mesmo em pessoas que só estavam com resfriado.
Se você entrou em contato com alguém que pode estar infectado, pode ser solicitado que você se auto-isole.
Comentários
Postar um comentário